terça-feira, 4 de junho de 2013

Minhas primeiras lembranças de leitura



A leitura faz parte de minha vida de forma tão intensa que não sei o que eu faria se um dia perdesse essa habilidade.

Comecei a ler muito cedo, por volta dos 5 anos, talvez pelo fato de eu ser neta de professora. Aliás, essa é minha primeira lembrança de relação com a literatura, minha avó me contando as histórias mais malucas para eu dormir. Ela tinha o dom de misturar todos os personagens de contos de fadas conhecidos para ver se eu me desinteressava e dormia logo, mas o que ela conseguia era justamente o contrário. Eu ficava fascinada para saber como aquela confusão terminaria, mas ela sempre me vencia e o sono chegava primeiro. Não me lembro do final de uma história sequer inventada pela minha avó.

O primeiro livro que eu fui capaz de ler sozinha também foi dado por ela, e era a Bruxinha Cor de Rosa, que eu tenho guardado até hoje, com muito carinho.

Minha mãe também sempre leu para mim, e foi ela quem me indicou o livro que eu mais amo até hoje - Meu pé de laranja lima, de José Vasconcelos - mas acho que se não fosse o encantamento que minha avó me proporcionou ao inventar suas histórias, minha relação com a literatura seria muito diferente...

Fernanda


Um comentário:

  1. Fernanda, que história linda! Parabéns pelo relato e pelo blog.
    Visite também o nosso blog (grupo 1) http://aleituraeomundo.blogspot.com.br/ e desfrute das nossas postagens!
    Beijos, tudo de bom para você.

    ResponderExcluir